Qual é o melhor: ração ou comida caseira para o seu cão ou gato?

Conforme prometido, esse é mais um artigo da série sobre os cães.

Se antigamente os cães eram alimentados com comida caseira, hoje o cenário é totalmente diferente. As rações, para todos os gostos e bolsos, são a base, senão a única fonte de alimento para os cães da era pós-moderna.
A indústria de rações e de todo tipo de coisa para pets é uma indústria bilionária que não para de crescer.

Talvez a maioria das pessoas que opta por esse tipo de alimento, o faz principalmente pela praticidade, o que é um ponto positivo inquestionável, pois facilita muito a vida dos donos de cães e gatos.

Com a vida atribulada, corrida e com muitos compromissos, quem é que tem tempo, paciência e vontade de preparar a comida deles?
A ração é tão prática! Na embalagem está escrito que ela supre as necessidades dos animais, tem vitaminas e proteínas em quantidades adequadas e algumas ainda tem uma imagem de carne e legumes fresquinhos. E mais: nos informam qual a quantidade ideal para cada tipo e peso de animal. 
Praticamente é o alimento perfeito!

Entretanto, gostaria de chamar sua atenção para 3 pontos:


1) Aumento da incidência de doenças como câncer, diabetes e disfunções da tireoide;

2) A formulação descrita nos pacotes de rações são bem genéricos e vagos apesar de terem nomes pomposos, que dão a impressão de serem algo excepcional ou fabricado exclusivamente para os animais. Por exemplo:
– hidrolisado de fígado
– farinha de peixe

– farinha de carne e de ossos
– sub-produtos de carne
– hidrolisado animal desidratado

3) A data de validade é de aproximadamente 1 ano. Qual a quantidade de conservantes e cloreto de sódio (sal) esse produto não deve ter em sua fórmula para apresentar tamanha durabilidade?

Talvez qualquer relação entre o primeiro com o segundo e terceiro pontos não seja mera coincidência…


Assim como o responsável por nossa saúde somos nós, também somos os responsáveis pela alimentação e saúde de nossos queridos animais de estimação.


Com alimentação caseira ou industrializada, é muito importante sempre levar seu querido cãozinho para consultas periódicas com o seu veterinário de confiança, para saber como está a saúde dele. Assim como acontece conosco, prevenir é sempre melhor.


Para finalizar, àqueles que se interessaram, eu gostaria de indicar um site que é referência no assunto: Cachorro Verde – alimentação natural para cães e gatos.

 homem-e-cachorro-ilustracao

Créditos da imagem: Vlado – Free Digital Photos
 

Deixe um comentário