A sociedade em que vivemos dá muito valor à interação social. Estar ou fazer coisas sozinho parece até coisa de outro mundo. Mas não é.
Obviamente que a solidão indesejada é incômoda e desagradável, mas não é esse exatamente o objetivo desse post. Hoje eu quero falar sobre solitude, que é você estar sozinho por escolha própria e não em razão das circunstâncias.
Por causa da confusão existente entre solidão e solitude e do estigma e preconceito que rondam o tema, muitas pessoas evitam ficar sozinhas, quando na realidade ficar só pode ser muito benéfico e em alguns casos até pode ser um grande ato de amor próprio. Como diz o conhecido ditado, muitas vezes é melhor estar só do que mal acompanhado.
Há tantas atividades agradáveis e importantes que podemos fazer em momentos de solitude!
Oração, meditação, leitura – só para citar alguns.
São momentos ideais para o autoconhecimento e reflexão, para você pensar melhor sobre seus valores, princípios e objetivos. São momentos nos quais você pode começar a apreciar sua própria companhia.
Enquanto a sociedade, as redes sociais e a mídia dizem que você deve estar o tempo todo interagindo com outras pessoas, pense primeiro em interagir com você mesmo, procurando encontrar um equilíbrio saudável entre a solitude e a vida social.
Para mim, Jesus é o melhor exemplo desse equilíbrio. Apesar de passar a maior parte do tempo entre pessoas, com uma vida social muito intensa, separava momentos para a solitude – momentos de oração e comunhão com Deus.
Se até Jesus necessitava desses momentos, o que dizer de nós?
É fundamental não nos deixarmos levar pela cultura de massa, que conseguiu desvirtuar até a solitude. Para nosso próprio bem, precisamos desses momentos à sós.
Experimente!
Os resultados podem ser surpreendentes.
Créditos da imagem: AKARAKINGDOMS – Free Digital Photos
Acho que cada um de nós precisa se dar o direito da solitude que -e mesmo bem diferente da solidão imposta… Precisamos moimentos só nossos! beijos, lindo dia! chica
"Todos os problemas do homem vêm de uma coisa só: ele não consegue passar um bom tempo sozinho, em silêncio, repousando dentro de um quarto."
Chica,
Precisamos mesmo de momentos à sós – para o nosso próprio bem.
Abraços,
Scant Tales,
O que deveria ser um grande momento de autoconhecimento acabou tornando-se assustador e pavoroso para a maioria das pessoas.
Uma pena…
Talvez esse seja um dos motivos da sociedade (de forma geral) estar cada vez mais caótica. Quase ninguém se interessa pelo auto-conhecimento.
Abraços,
Gosto da solitude, me faz pensar, me inspira bastante, mas não curto por muito tempo não, é muito bom papear com amigos e pessoas agradáveis. Reflexivo seu texto. Gostei de mais!
Bjss!
Tudo é questão de equilíbrio. Tem pessoas que naturalmente são mais introvertidas.
Vivemos num país onde a extroversão é muito mais bem vista.
Solidão, calmaria também são necessários, pra gente poder sair do automático e pensar um pouco.
O que acho injusto é tratar a timidez ou introversão quando não são exageradas com algo problemático. A vida nos mostra que a maior parte dos mentirosos, estilionatários etc, etc são pessoas convincentes, sociáveis, falantes etc.
Perfeito Rosana! Eu em diversos momentos gosto de estar nessa "solitude". É o único momento que conseguimos refletir por nós mesmos, sem influências e opiniões de outras pessoas. Não que as interações sejam ruins, mas por vezes precisamos encontrar nós mesmos as respostas.
Republiquei um artigo recentemente que anda de mãos dadas com o seu, não sei se conseguiu ver: http://www.viagemlenta.com/2012/12/viagem-solo-ruim.html
Abraços!
Olá Rosana minha querida!
Sempre gostei de momentos só para mim.Gosto de ouvir meus pensamentos, meus sentimentos… Acho fundamental olhar pra dentro de nós, e assim saber quem somos.
Beijos, Deus esteja sempre com você.
Acho que não tenho mais nada a dizer k, belo texto.
Aproveito para te desejar um bom feriado de
muita PAZ E BEM, junto aos teus. E que esse mantra
possa ecoar aos corações e que a solitude também possa
ser um caminho uma solução para quem procura um despertar
de consciência.
Diná,
Gostei do seu comentário: equilíbrio é fundamental em todas as áreas de nossas vidas.
Agradeço por sua visita em meu blog. 🙂
Abraços!
Anônimo,
Você disse tudo: equilíbrio é fundamental.
Uma pena que em nossa sociedade a extroversão seja mais valorizada, sendo que a introversão também é muito importante, exatamente para equilibrar.
Em relação a sua última frase, não sei se conhece o livro abaixo. Nele há detalhes sobre vários perfis psicológicos.
Se quiser ver minha resenha:
https://simplicidadeeharmonia.blogspot.com.br/2017/04/psicopatas-do-cotidiano-katia-mecler.html
Abraços!
André,
Em uma época na qual os contatos sociais (reais ou virtuais) são supervalorizados, momentos à sós fazem toda a diferença. Acredito que só assim podemos realmente chegar ao auto-conhecimento autêntico.
Vou ver o seu post, agradeço pela dica. 🙂
Abraços,
Edna,
Bom ver você por aqui, espero que esteja melhor.
Ouvir nossos pensamentos e sentimentos é fundamental para sabermos realmente quem somos, para estarmos em contato com nosso verdadeiros valores e princípios.
Abraços!
A Casa Madeira,
Lindo comentário, simplesmente perfeito! 🙂
Despertar de consciência – uma das coisas que a humanidade mais precisa.
Bom feriado à você e aos seus familiares também!