O Touro Ferdinando – sugestão de filme #1

Como as coisas mudam… Ou melhor, como nós mudamos.

Há 10 anos, provavelmente eu indicasse filmes de ação e suspense além dos poucos que estarão aqui, mas mudei durante esse tempo e muito do que me interessava já não interessa mais. E vice-versa.

Acredito que o mesmo tenha ocorrido com você, não apenas em relação a filmes, mas a tudo o que faz parte de sua vida.

Sobre os filmes (ação e suspense, no meu caso), fico pensando: será que eu gostava de verdade desses filmes ou os assistia mais “por obrigação”, já que eram muito populares e comentados?


Um exemplo do fundo do baú

Nunca gostei de filmes de terror, mas os assisti na adolescência como se fosse mesmo por obrigação, para fazer parte do grupo. Para poder comentar algo depois. Para fazer de conta que eu também gostei.

Que atitude boba a minha! Quanto tempo desperdiçado com recreações que não me agradavam – se é que dá para chamar de recreação aquela tensão, medo e estresse que tais filmes causavam em mim.


Nós mudamos

Com o tempo, fui percebendo que eu não gostava tanto assim de filmes – já passei semestres sem assistir um único filme em casa. Cinema? Só fui na infância – nunca foi uma diversão do meu agrado.

Atualmente, de vez em quando assisto algum – a maioria, animações. Passei a ser mais seletiva, pois não quero perder tempo assistindo algo que não seja do meu interesse ou agrado.

Gosto de filmes para relaxar, sorrir, refletir. Filmes que proporcionem bem-estar. Nada muito além disso.

Para iniciar minha lista de sugestões, escolhi a animação O Touro Ferdinando.


imagem-do-filme-o-touro-ferdinando

 

Além das curtas esquetes que existem durante todo o filme, há bons temas para reflexão, como a indústria cruel das touradas, o destino dos animais de criadouros e a própria personalidade do Ferdinando: quantas vezes somos praticamente forçados a fazer algo que está em desacordo com nossas ideias, valores, objetivos e dons?

Ao agir dessa forma, as últimas coisas em que deveríamos pensar é em obter alegria e realização.

Quantas vezes temos coragem de dizer “não” e seguir o nosso próprio caminho, aquele que realmente resultará em bons sentimentos e realização pessoal?

Acredito que esse seja um bom filme para pensarmos melhor nas questões acima.

E você, já assistiu “O Touro Ferdinando”? Se sim, tirou alguma lição do filme?


Penso que é muito interessante conhecer outras opiniões, até porque muitas vezes não notamos o que outra pessoa notou, seja algo positivo ou negativo.

Deixe seus comentários abaixo!

 

Créditos da imagem: Diário do Aço – O Touro Ferdinando

 

14 thoughts on “O Touro Ferdinando – sugestão de filme #1”

  1. Olá Rosana,

    Adoro filmes… Já perdi as contas de quantos filmes assisti.
    Como sempre fiquei muito só com meus filhos, viciamos em assistir desenhos enquanto eles eram crianças.Pegava na locadora dois ou três por fim de semana. Cresceram, mas o gosto ficou. Fazemos sessão bolo de chocolate, sessão sorvete, sessão pipoca…e por aí vai. Adoramos comédias, comédia romântica, aventura, documentários, filmes baseados em fatos reais, mas nada supera os desenhos.
    Assistimos o Torro Ferdinando e amamos.
    Lindo como a vida deve ser!
    Abraços.

    Reply
  2. Engraçado que escrevi sobre este filme no início do ano mas acabei não assistindo, o Uozinho ainda não curte animações, apesar de já estar com 4 anos. Outro dia entrei com ele no cinema para ver os Incriveis e com 15 minutos ela já pediu pra sair, rs. Se bem que estas animações são filmes mais para adultos que para crianças, poderia até ver sozinho, mas vou esperar ele crescer mais um pouquinho. Segue meu post…

    https://webinformado.com.br/tag/assistir-o-touro-ferdinando-filme/

    Reply
  3. Uó,

    "Se bem que estas animações são filmes mais para adultos que para crianças, poderia até ver sozinho, mas vou esperar ele crescer mais um pouquinho."
    No final, esse produto acabou agradando tanto os adultos, que o propósito original foi mesmo modificado.

    Eu entendo um pouco o Uózinho: com uns 10 anos, consegui dormir no cinema. Quando acabou, minhas amigas me acordaram… rsrsrsrs

    Vou ver seu post, agradeço pela dica.

    Boa semana!

    Reply
  4. Não assistimos mas deve ser bom.
    Tem muito adulto que não gosta mas devería assistir até
    por que muitas das vezes abordam questões que ultimamente
    anda passando batido em formação de pensamento.
    Quando não tinha o sítio asistía muito filme e de muitos gêneros.
    Agora com o sítio nem tenho web por lá k.
    Boa semana.

    Reply
  5. A Casa Madeira,

    Há muitas questões relevantes em vários filmes que são úteis para reflexão – penso como você.

    "Agora com o sítio nem tenho web por lá"
    Gostei da sua ideia. Em um lugar tão bonito como esses, a internet chega a se tornar até irrelevante.

    Boa semana!

    Reply
  6. Definitivamente este filme brilha pela sua boa mensagem, sua linha de diversão e o bom nível de animação. O Touro Ferdinando se encerra com um saldo positivo e vai divertir adultos e crianças. É uma história bonita e necessária quanto a aceitar as diferenças dos outros, já que, às vezes, só queremos ser autênticos como o protagonista: ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação. O elenco também é sensacional! Bobby Cannavale é um ator ótimo para os filmes familiares. Recém o vi em Jumanji, é muito divertido! É um dos melhores filmes de comédia uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Gostei muito como se desenvolve a história.

    Reply
  7. Luciana,

    Gostei do seu comentário e da dica do filme Jumanji, eu ainda não assisti, vou procurar. 🙂

    Autenticidade é algo que está em falta hoje em dia, em uma sociedade na qual TER é mais importante do que SER.

    "ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores."
    Precisamos saber quem realmente somos, quais são nossos ideais, objetivos, valores e personalidade. Cada um tem um propósito nessa vida e seguir o que a sociedade convencionou como certo e único caminho parece não ser uma boa opção. Basta olharmos os níveis de frustração, depressão e ansiedade cada vez maiores para chegarmos a conclusão de que seguir a multidão não é a melhor coisa a ser feita, muito pelo contrário…

    Espero que goste do conteúdo do meu blog!

    Abraços,

    Reply

Leave a Comment