Vamos falar um pouco sobre investimentos?

A população brasileira de forma geral não possui o hábito de investir. Enquanto 75% dos norte-americanos investem na Bolsa de Valores, no Brasil esse número é de apenas 1% (segundo dados do vídeo no final do post).

Em fundos imobiliários, a quantidade de investidores é ainda menor: apenas 115 mil! Considerando a população total do país, os números apresentados são muito baixos.


Ao mesmo tempo, a aposentadoria recebida pela maioria é muito ruim, muitas vezes mal dá para pagar as contas básicas, sem contar os medicamentos que são mais frequentes com o passar dos anos. Por isso, a educação financeira é tão importante. 


Se consideramos também os problemas inerentes à previdência oficial, podemos perceber que é fundamental que os investimentos comecem a fazer parte da vida das pessoas o quanto antes, pois os proventos da aposentadoria pública que serão recebidos futuramente estão a cada ano menores, sempre com perdas reais acumuladas. Acredito que todos nós conhecemos alguém que contribuiu há algumas décadas sobre 10 salários mínimos e hoje recebe bem menos que o teto atual de apenas 5 salários mínimos devido as constantes defasagens nas correções.

Por isso, quanto mais cedo for o início dos investimentos, melhor. O poder dos juros compostos é fantástico quando a nosso favor, mas infelizmente isso é ignorado por muitos.

pilhas-crescentes-de-moedas



Para quem é da finasfera, esse post e o vídeo são praticamente mais do mesmo, mas para quem não é, pode fazer toda a diferença.

 

Sopa de letrinhas


A maioria das pessoas provavelmente conheça produtos de renda fixa, especialmente poupança, fundos bancários e CDB, mas quantos sabem o que significa LCI, LCA, LC, CRI, CRA, COE? Se você não os conhece, veja os links no final do post. 


É relativamente fácil investir em tais produtos através de uma corretora de valores (inclusive CDBs), mas com retornos melhores se comparados aos oferecidos pelos grandes bancos.



Tesouro Direto


Se o seu perfil for mais conservador, além dos produtos citados acima há também o Tesouro Direto, que são basicamente títulos da dívida pública emitidos pelo Governo Federal.

Como curiosidade, boa parte dos investimentos de fundos de renda fixa dos grandes bancos é nesse produto.

Aprender antes de começar


Assim como tudo na vida, também não nascemos prontos para os investimentos.

Temos muito a aprender e muito a conhecer, já que o mercado é dinâmico. Além disso, é necessário encontrar os tipos de investimentos ideais ao seu perfil (se conservador, moderado ou arrojado) e verificar se o que você escolheu é de uma empresa que apresenta bons resultados e estratégias.

Em relação a corretora que intermediará os seus investimentos, também é preciso fazer uma boa escolha, pois em um passado não tão distante algumas corretoras tiveram falência decretada. Por isso, prudência é fundamental.

Encerro esse post com um vídeo do Tiago Reis.

Espero que esse post e o vídeo despertem em você o interesse pelo tema, caso não tenha o hábito de investir. Há muito material de qualidade na internet (blogs, vídeos, planilhas, etc). Como sugestão, você poderia começar visitando a minha blogosfera (muitos sites que está lá abordam esse assunto) ou ler os posts que escrevi, por enquanto, sobre o tema.





Sites recomendados:

Banco Data –  saiba como anda a saúde financeira das instituições financeiras brasileiras de maneira simples e descomplicada.
Valores Reais – explicação bem didática sobre a opções de investimento de renda fixa, inclusive Tesouro Direto. Veja também a categoria Links. É uma excelente compilação do que há de melhor na internet sobre o tema.
Clube dos Poupadores – teste seu perfil de investidor.
Clube dos Poupadores – Ter conta em diversos bancos e corretoras é mais seguro?

Obs: esse post tem caráter meramente informativo. A responsabilidade pelos investimentos efetuados é única e exclusivamente do leitor.

 

Créditos das imagensdigitalart – Free Digital Photos

 

 

29 thoughts on “Vamos falar um pouco sobre investimentos?”

  1. Aqui deste lado, a maioria das magras reformas e ordenados… muitos precários… não deixam grande margem de manobra para muitos investimentos de vulto… e ainda hoje, o país está pagando a factura… por alguns bancos que faliram… levando com eles as poupança de uma vida, de nacionais e emigrantes…
    Bancos que eram considerados seguros… fizeram operações arriscadas em jogos de bolsa… de um dia para o outro… tudo se desmoronou… deixando até hoje imensa gente num pânico e insatisfação… pois alguns, só terão oportunidade de reaver uma parte do seu dinheiro… após anos de espera… e lutas em tribunais… que ainda estão ocorrendo…
    Para tudo é preciso ponderação… mas a ganância… põem em causa a racionalidade de muitos… até de gestores, e donos de bancos…
    Um post bem pertinente, para os tempos actuais…
    Beijinho! Cá estou eu de novo, depois de umas semanas mais ocupadas…
    Ana

    Reply
  2. Muito boa a postagem orientativa Rosana! Educação financeira é fundamental para que possamos realizar todos nossos sonhos.

    Em geral o brasileiro gosta de apostar. Investir não. Até quando ele pensa que está investindo ele está apostando, vide os mais de milhão que estão comprados em criptomoedas rsrs.

    Abraço!

    Reply
  3. 75% dos americanos investem na bolsa por que o plano de aposentadoria oferecido pelas empresas aos funcionários (o 401k) é baseado na bolsa, você pode escolher quais fundos investir e isso conta muito. Se fosse por interesse do povo lá também o numero seria muito baixo. Deveríamos ter um 401k aqui no Brasil também mas nos moldes americanos e não um FGTS/INSS que não agrega nada de valor capital. Abcs

    Reply
  4. A maioria dos brasileiros não são bem remunerados,mas não pensam em investimento, tem gente que só tem água na geladeira e mais nada, mas tem um carro zero na porta, e todo tipo de eletroeletrônico em casa. a maioria vive à base de empréstimos!

    Abraço e obrigada pela visita.

    Reply
  5. Oi Rosana,

    Estava escutando alguns podcasts financeiros e alguns às vezes os autores retomam as questões básicas sobre o planejamento financeiro e as bases dos investimentos.

    Devo escrever um ou dois e-books a respeito. 🙂

    Abçs!

    Reply
  6. Alegria de Viver,

    Você disse tudo: essa é a realidade do brasileiro.
    A cultura de investimentos não existe por aqui, pois não há interesse. Muitos nem sabem que com menos de 40,00 é possível comprar frações de títulos do Tesouro Direto.
    Por isso a Educação Financeira é tão importante. Acho que precisamos sair da cultura do consumo e migrar para a cultura dos investimentos.

    Abraços,

    Reply
  7. AA40,

    Boa informação, eu não sabia.
    O 401k ajudaria muito também à independência de muitas empresas do BNDES.
    Concordo com o que falou sobre o INSS. Infelizmente não agrega valor, muito pelo contrário, as correções das aposentadorias são cada vez menores.

    Abraços,

    Reply
  8. André,

    Interessante o que falou sobre apostas. As arrecadações das loterias que o digam….

    Sobre criptomoedas, li que muitas pessoas mais humildes tiraram até os recursos que tinham em uma conta poupança para investir em bitcoins. Para mim, o problema não está nas criptomoedas em si, mas sim na falta do conhecimento necessário para fazer aportes nesse tipo de produto, que parece ser muito mais arriscado que o mercado de ações.

    Agradeço por seu comentário. Espero que meu post seja útil para quem está iniciando – ou pretende iniciar – os investimentos.

    Abraços,

    Reply
  9. Ana,

    Gostei do seu comentário. É sempre bom conhecer a realidade de outro país.

    Por aqui, as coisas não são muito diferentes: salários baixos, impostos demais, péssimos serviços públicos que nos obrigam a pagar duplicado, por exemplo, quem tem carro precisa pagar por seguro contra roubos (sendo que a sinistralidade é relativamente alta) e pela (in)segurança pública através dos impostos.

    Ponderação: você disse tudo. Ela é fundamental em tudo na vida, mas muitas vezes a ganância supera a racionalidade, como no caso dos bancos que citou. Em se tratando da administração do patrimônio de terceiros, tais gestores deveriam ser mais coerentes, não arriscando tanto em bolsa de valores. Infelizmente arriscaram demais e pelo que falou, os resultados foram catastróficos.
    Espero que os clientes consigam reaver os recursos confiados à essas instituições.

    Abraços,

    Reply
  10. Bom dia, Rosana!
    Ótimo seu post! Meu marido têm aprendido muito sobre investimento e está adorando saber mais. Para mim, esse é um assunto muito complexo.
    Boa semana!

    Reply
  11. O Básico não é muito complexo não Vivian. O brasileiro de forma geral tem uma certa trava mental, quando se fala em finanças ou economia.
    O que vem a cabeça são aquelas notícias e reportagens técnicas sobre balança comercial, cotações etc.
    O básico é gastar menos do que se ganha e ir criando o hábito do investimento, de forma mais básica na Renda Fixa, já é um começo.
    Mas advirto que a RF atualmente só ganha de deixar o dinheiro embaixo do colchão, o resndimento é muito pequeno.
    O que faz falta hoje é conhecimento pra buscar opções além da RF.

    Reply
  12. Anônimo,

    Gostei da sua resposta, resume muito bem o assunto. 🙂
    Com a queda da Selic, precisamos mesmo procurar outras opções.

    Vivian,

    Bom saber que seu marido está interessado no tema. Vejam os posts que recomendei.
    Além disso, há muitos vídeos no Youtube sobre o assunto. Conheço poucos (Suno e Bastter), pois prefiro mais a leitura, mas você me deu uma ideia: procurar canais interessantes e criar um post específico sobre isso, para auxiliar quem está iniciando nos investimentos.

    Como o Anônimo disse, não é um assunto complexo.
    Primeiro passo: gastar menos do ganha.
    Segundo passo: criar o hábito de investir mensalmente, nem que seja uma pequena quantia.
    Aprendendo o básico, o interesse vai aparecendo. Além disso, a mágica dos juros compostos é quase irresistível! 🙂

    Abraços,

    Reply
  13. Rosana, excelente post!

    Eu considero fundamental esse tipo de orientação dirigida ao público iniciante.

    Explico: cada vez mais pessoas têm ingressado nas fileiras da "educação financeira", querendo administrar melhor suas finanças. Nesse contexto, posts como esse são fundamentais para dar a orientação correta ao investidor iniciante. Parabéns!

    E obrigado pela menção ao meu blog!

    Abraços!

    Reply
  14. Frugal,

    Bom te ver por aqui! 🙂
    Infelizmente a cultura dos investimentos não é tão abrangente como poderia ser. Educação financeira deveria até uma disciplina escolar, acredito que isso faria muita diferença na vida dos alunos e também dos pais, que muitas vezes sequer conhecem o assunto.
    Ah, se as pessoas soubessem o poder dos juros compostos…
    Aguardo o link, agradeço desde já.

    Um bom final de semana!

    Reply

Leave a Comment