Como aumentar a produtividade e o foco

Você já reparou que quando há algo importante a fazer, frequentemente o cérebro fica nos lembrando da tarefa pendente?

Por exemplo, procurar um documento, pagar uma fatura, agendar uma consulta médica, anotar uma ideia, comprar algo não habitual no supermercado, verificar o extrato bancário… enfim, são várias “pequenas” tarefas importantes que não fazem parte do cotidiano que ficam “martelando” na mente.

 

post-it-em-branco

 

Se a tarefa puder ser concluída em pouco tempo, o ideal é executá-la logo, resolvendo assim a questão.

Se isso não for possível, o ideal é anotá-la em uma Lista de Tarefas ou em uma Agenda, pois dessa forma o cérebro fica “liberado” da obrigação da lembrança contínua da questão pendente.

 

O resultado?

A concentração, o foco e a produtividade melhoram significativamente.

Simples e eficaz.

Em minha vida esse hábito tem proporcionado excelentes resultados e espero que aconteça o mesmo para você.

Recomendo também a leitura da resenha do livro Você sabe estudar? – Parte 1 e Parte 2, que aborda técnicas para a obtenção de melhores resultados nos estudos.

 
Créditos da imagem: Graphics Mouse – Free Digital Photos

 

 

9 thoughts on “Como aumentar a produtividade e o foco”

  1. De fato, administrar hoje nosso foco é um dos maiores desafios. A vida moderna trouxe facilidades (O Google Keep, por exemplo, para anotar lembretes e compartilhá-los facilmente) e dificuldades (apps de comunicação principalmente – as pessoas acham que vc sempre deve estar disponível para responder tudo rapidamente, deixando vc sempre "ligado"..).

    Enfim, focar e não se deixar levar pelo estresse diário é um dos pontos mais importantes em nossa vida – como bem é dito no capítulo 3 do livro recomendado. Afinal, nem sempre o que é urgente é mais importante.

    Abraço!

    Reply
  2. André,

    A modernidade tem mesmo seus prós e contras, por isso precisamos ter disciplina e discernimento para saber quais são as coisas que realmente nos levarão aos nossos objetivos, sem deixarmo-nos distrair tanto.

    Sobre estar conectado o tempo todo, já ouvi pessoas falarem que se estiverem sem o celular é como se lhes faltasse uma parte do corpo. Será mesmo? Eu acho que o celular é muito importante atualmente e facilita muito nossa vida, mas não podemos nos tornar tão dependentes dele. Nossos hábitos podem sempre nos ajudar ou nos atrapalhar.

    Abraços,

    Reply
  3. Rosana,

    Legal, exatamente assim que faço. Hoje mesmo lembrei de algumas coisas que preciso comprar e ja fui logo anotando em um papel, que esta agora em meu bolso e meu cérebro livre rs

    Abraços do BnA,
    Brasileiro na Arábia.

    Reply

Leave a Comment