Muitas vezes perdemos o foco em nossos próprios objetivos.
Podemos citar como alguns fatores, o excesso de distrações e de preocupações. E também a pressa que está tão presente na vida cotidiana.
O tempo passa e nossos propósitos vão ficando cada vez mais distantes.
Tão distantes que em um determinado momento começamos a acreditar que são até improváveis de concretização.
Essa nova crença é um grande obstáculo, pois passamos a pensar mais no que não queremos quando o ideal seria exatamente o contrário.
Já reparou que quando isso ocorre, criamos inúmeras justificativas na tentativa de explicar os motivos pelos quais algo não dará certo?
E que os pensamentos em sentido oposto são tão escassos que acabam sendo sufocados pelas justificativas negativas?
Tudo o que você foca se expande
Essa frase parece óbvia, mas muitas vezes nossos pensamentos e ações nos levam através dos caminhos que mais queremos evitar.
Sem querer e até de forma inconsciente, acabamos de certa forma atraindo para nossa vida o oposto do que havíamos idealizado através de atitudes por um lado e falta de atitudes por outro.
Por isso, é necessário muita atenção com pensamentos, atitudes e hábitos.
Qual caminho você escolheu para 2021?
Estamos no início do ano e é bem provável que você tenha ao menos alguns projetos em mente.
Tente manter o foco e encontrar meios para que os objetivos se tornem realidade.
Você já deve ter reparado que quando há um firme propósito, apesar das dificuldades, as soluções vão aparecendo desde que façamos a nossa parte.
Claro que nem tudo vai dar certo e que nem todas as soluções serão encontradas, mas acredito que mesmo nesses casos, a experiência é válida não apenas devido aos novos conhecimentos adquiridos, mas também pelo fortalecimento de qualidades como resiliência, paciência e capacidade para lidar melhor com as frustrações.
Resultados diferentes
Para que resultados diferentes sejam alcançados, a linha de pensamento e as estratégias precisam ser diferentes.
Como diz o famoso ditado, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
A “mesma coisa” começa com o pensamento sobre o qual precisamos ter um certo controle para que ele não entre em sequências negativas e até insalubres de raciocínio.
Tais pensamentos serão “alimentados” pelos sentimentos em um círculo vicioso que na melhor das hipóteses resultará em desânimo.
Eu acredito que bons pensamentos são o alicerce de uma vida significativa. Não é fácil mudar, desbravar novos caminhos de sinapses cerebrais, pois os hábitos são muito poderosos e nos levam sempre para o mesmo raciocínio e sentimento. Porém a mudança é necessária para que novos horizontes se descortinem diante de nós.
Gostaria de terminar esse post com uma reflexão que postei na apresentação do blog, há 8 anos:
Pensamentos transformam-se em palavras.
Palavras transformam-se em atitudes.
Atitudes transformam-se em hábitos.
Hábitos transformam-se em valores.
Valores transformam-se no destino.
Mahatma Gandhi
Muito lindo o texto. Eu não costumo fazer metas para os anos. Procuro, isso sim, fazer a cada dia, sempre que der,o meu melhor e a simplicidade faz parte deles…. Que teu novo ano seja lindo! bjs, chica
chica,
Parabéns por sua atitude de procurar fazer o seu melhor a cada dia. Pessoas como você ajudam a construir um mundo melhor. Bem melhor.
Que seu novo ano seja lindo também!
Um texto muito interessante.
Bom Ano Novo de 2021 com saúde e paz.
Obrigada pelas visitas.
Beijinhos
🙂
Bom saber que gostou do meu post, Piedade.
Um bom ano para você também!
Boa tarde, Rosana
Lindo texto, procurar sempre ter bons pensamentos diante da vida, das pessoas é um rico aprendizado. Tem um versículo que diz: “e não nos cansemos de fazer o bem…”. Gálatas 6:9a. Desejo um 2021 abençoado. Bjs querida.
Lucinalva,
O bem sempre é a melhor escolha. Um dia, os resultados e a consciência tranquila mostrarão que valeu a pena seguir por esse caminho.
Um abençoado 2021 para você também!
Olá,
Acredito muito na força do pensamento. O que pensamos e sentimos, criamos,.
Não sou muito de traçar metas. Algumas questões vem a mente, alguns desejos para o novo ciclo, mas nada muito específico. Conforme os dias vão passando, as coisas vão acontecendo e então, vou resolvendo e procurando sempre aprender.
Um abraço
Sônia
Sônia,
Gostei do que falou sobre sempre aprender, pois essa é uma das coisas mais importantes da vida, ainda mais agora, com tantos avanços tecnológicos. Quem não está aberto aos novos aprendizados, acaba se fechando para o mundo.
Em pleno século XXI, a humanidade muitas vezes ainda subestima a força do pensamento…
Um bom final de semana!
Que post bonito!
Bom saber que gostou do meu post, Eduardo!
Agradeço por sua visita. Espero que goste do conteúdo do meu blog.
Abraços,
Bom dia de domingo feliz semana e Feliz Ano Novo com força de querer e fazer o diferente Rosana. Não é nada fácil romper com vícios arraigados e as ideias estereotipadas, assim vem as angústias da não realização na crença de que tem feito tudo certinho, mas não.
Uma rica bela postagem amiga.
Grato por compartilhar e fazer este refletir no que se deseja e espera para o novo ano. Que bem sabemos, não vai ser nada fácil
Meu terno abraço de paz e alegria.
Bjo amiga.
Toninho,
Por tudo o que disse, sempre precisamos fazer o nosso melhor. Penso que somente assim, o senso de realização estará presente de forma mais consistente e duradoura.
Boa semana!
Oi Rosana, tudo bem?
As frases de Ghandi resume tudo…
Ano de muitos desafios para nós brasileiros; espero
que os ultimos acontecimentos nos EUA, possam abrir os olhos
já que a nossa história vem se repetindo há anos;
A minha lista para esse ano está cheia k, mas quando olho me dá uma preguiça kkk;
Janicce,
Que nesse ano, os brasileiros consigam ter mais consciência de que atos e consequências são inseparáveis e que mais cedo ou mais tarde, o resultado das atitudes e hábitos de hoje será realidade.
Que bom sua lista já estar repleta de objetivos para esse ano! Isso é bom, pois já sabe o que precisa fazer, em que quer melhorar, e tc. Espero que consiga alcançá-los!
Boa semana!
Muito bom post, tudo que focamos expande, essa frase está mais do qu 100% certa! =)
Abçs
Escola para Investidores,
E por isso, precisamos prestar muita, muita atenção em nossos pensamentos.
Boa semana!
Rosana, nunca fui tão convencido que pensamentos e sentimentos andam lado a lado e influenciam um ao outro de uma forma decisiva. Algo que ainda tenho dúvidas é qual é a causa e consequência. Talvez não seja importante. Talvez em alguns casos bons pensamentos levam a bons sentimentos e em outros, bons sentimentos trazem bons pensamentos. Mas é certo que ambos só farão diferença na vida se induzirem a bons comportamentos.
E, novamente na minha cabeça de dúvidas, até os pensamentos podem não ser consequência deles, e sim causa. Como não acreditar que bons comportamentos também levam a bons pensamentos e sentimentos rsrs?
Enfim, os três agem juntos. Não importa muito a ordem rsrs
Abraços e excelente semana!
André,
Muito interessante o que disse.
Gosto muito da área de psicologia e por tudo o que li até hoje, a ordem é: pensamentos, sentimentos e comportamentos. Se não houver raciocínio, ou seja, pensamento, não haverá comportamento.
“Como não acreditar que bons comportamentos também levam a bons pensamentos e sentimentos rsrs?”
Penso que o bom comportamento foi impulsionado por um bom pensamento anterior. Mas é algo para se pensar. Gostei!
Um bom final de semana!
Confesso que para este ano de 2021, o meu único desejo, é passar por ele, pelos intervalos dos problemas e preocupações e chegar a 2022, com saúde… tanto eu, como os meus… nesta altura do campeonato… já os nossos governantes, nos dão e bem a entender, que continuaremos em modo pandemia, e por ela condicionados, pela Primavera, Verão e Outono dentro (isto é, até final deste ano)… depois… veremos no próximo Inverno, se já tivermos apanhado a vacina… se será bem menos trágico, do que este tem sido… pelo que o meu único plano… para 2021… foi mesmo, não fazer planos… e ficar de vida semi-suspensa, respirando devagarinho, na expectativa de que 2022, seja bem mais animador, e menos arriscado!… Com as novas estirpes em circulação… uma mascara cirúrgica já não chega… uso duas em simultâneo… pois as novas estirpes… são bem mais agressivas do que a versão original… Concluindo… com todas elas circulando… ou o nosso pequeno país desaparecerá do mapa… ou atingiremos a imunidade de grupo bem rápido,e bem antes das campanhas de vacinação serem concluídas a este ritmo… de conta gotas… pois não chega grande número de vacinas de lado nenhum, no momento…
O próprio ano de 2021… é ele mesmo, o desafio das nossas vidas!… Pelo menos, aqui em Portugal!
Beijinhos
Ana
Ana,
“O próprio ano de 2021… é ele mesmo, o desafio das nossas vidas!”
Sua frase ficou perfeita, pois esse ano será muito diferente de todos os outros. Penso que isso ocorrerá em todos os lugares pelos quais o vírus se alastrou de forma tão descontrolada. Será um ano bem mais atípico do que 2020.
Precisamos nos cuidar, pois essas novas variantes são muito mais contagiosas. E ficar o máximo de tempo possível em casa, só sair o necessário mesmo, como ir ao trabalho, ao supermercado, à farmácia. E quem pode, usar o máximo possível o sistema de delivery.
Se cada um fizer a sua parte, as coisas podem se tornar menos caóticas do que estão.
Um bom final de semana,