Desafio para 2021

Muitas vezes perdemos o foco em nossos próprios objetivos.

Podemos citar como alguns fatores, o excesso de distrações e de preocupações. E também a pressa que está tão presente na vida cotidiana.

O tempo passa e nossos propósitos vão ficando cada vez mais distantes. Tão distantes que em um determinado momento começamos a acreditar que são até improváveis de concretização. Essa nova crença é um grande obstáculo, pois passamos a pensar mais no que não queremos quando o ideal seria exatamente o contrário.

 

livro-com-um-homem-em-miniatura-lendo-e-outro-homem-sentado


Já reparou que quando isso ocorre, criamos inúmeras justificativas na tentativa de explicar os motivos pelos quais algo não dará certo? E que os pensamentos em sentido oposto são tão escassos que acabam sendo sufocados pelas justificativas negativas?

 

Tudo o que você foca se expande

Essa frase parece óbvia, mas muitas vezes nossos pensamentos e ações nos levam através dos caminhos que mais queremos evitar.

Sem querer e até de forma inconsciente, acabamos de certa forma atraindo para nossa vida o oposto do que havíamos idealizado através de atitudes por um lado e falta de atitudes por outro. Por isso, é necessário muita atenção com pensamentos, atitudes e hábitos.

 

Qual caminho você escolheu para 2021?

Estamos no início do ano e é bem provável que você tenha ao menos alguns projetos em mente.

Tente manter o foco e encontrar meios para que os objetivos se tornem realidade.

Você já deve ter reparado que quando há um firme propósito, apesar das dificuldades, as soluções vão aparecendo desde que façamos a nossa parte.

Claro que nem tudo vai dar certo e que nem todas as soluções serão encontradas, mas acredito que mesmo nesses casos, a experiência é válida não apenas devido aos novos conhecimentos adquiridos, mas também pelo fortalecimento de qualidades como resiliência, paciência e capacidade para lidar melhor com as frustrações.

pedras-com-as-palavras-sonhos-coragem-inspiracao-e-harmonia

 

Resultados diferentes

Para que resultados diferentes sejam alcançados, a linha de pensamento e as estratégias precisam ser diferentes.

Como diz o famoso ditado, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

A “mesma coisa” começa com o pensamento sobre o qual precisamos ter um certo controle para que ele não entre em sequências negativas e até insalubres de raciocínio.

Tais pensamentos serão “alimentados” pelos sentimentos em um círculo vicioso que na melhor das hipóteses resultará em desânimo.

Eu acredito que bons pensamentos são o alicerce de uma vida significativa. Não é fácil mudar, desbravar novos caminhos de sinapses cerebrais, pois os hábitos são muito poderosos e nos levam sempre para o mesmo raciocínio e sentimento. Porém a mudança é necessária para que novos horizontes se descortinem diante de nós.

Gostaria de terminar esse post com uma reflexão que postei na apresentação do blog, há 8 anos:

Pensamentos transformam-se em palavras.
Palavras transformam-se em atitudes.
Atitudes transformam-se em hábitos.
Hábitos transformam-se em valores.
Valores transformam-se no destino.

Mahatma Gandhi
Créditos das imagens: Deirdre Weedon e Photorama – Pixabay

 

12 comentários em “Desafio para 2021”

  1. Muito lindo o texto. Eu não costumo fazer metas para os anos. Procuro, isso sim, fazer a cada dia, sempre que der,o meu melhor e a simplicidade faz parte deles…. Que teu novo ano seja lindo! bjs, chica

    Responder
  2. Boa tarde, Rosana
    Lindo texto, procurar sempre ter bons pensamentos diante da vida, das pessoas é um rico aprendizado. Tem um versículo que diz: “e não nos cansemos de fazer o bem…”. Gálatas 6:9a. Desejo um 2021 abençoado. Bjs querida.

    Responder
    • Lucinalva,

      O bem sempre é a melhor escolha. Um dia, os resultados e a consciência tranquila mostrarão que valeu a pena seguir por esse caminho.

      Um abençoado 2021 para você também!

      Responder
  3. Olá,

    Acredito muito na força do pensamento. O que pensamos e sentimos, criamos,.

    Não sou muito de traçar metas. Algumas questões vem a mente, alguns desejos para o novo ciclo, mas nada muito específico. Conforme os dias vão passando, as coisas vão acontecendo e então, vou resolvendo e procurando sempre aprender.

    Um abraço
    Sônia

    Responder
    • Sônia,

      Gostei do que falou sobre sempre aprender, pois essa é uma das coisas mais importantes da vida, ainda mais agora, com tantos avanços tecnológicos. Quem não está aberto aos novos aprendizados, acaba se fechando para o mundo.

      Em pleno século XXI, a humanidade muitas vezes ainda subestima a força do pensamento…

      Um bom final de semana!

      Responder
  4. Bom dia de domingo feliz semana e Feliz Ano Novo com força de querer e fazer o diferente Rosana. Não é nada fácil romper com vícios arraigados e as ideias estereotipadas, assim vem as angústias da não realização na crença de que tem feito tudo certinho, mas não.
    Uma rica bela postagem amiga.
    Grato por compartilhar e fazer este refletir no que se deseja e espera para o novo ano. Que bem sabemos, não vai ser nada fácil
    Meu terno abraço de paz e alegria.
    Bjo amiga.

    Responder

Deixe um comentário