Desafio para 2021

Muitas vezes perdemos o foco em nossos próprios objetivos.

Podemos citar como alguns fatores, o excesso de distrações e de preocupações. E também a pressa que está tão presente na vida cotidiana.

O tempo passa e nossos propósitos vão ficando cada vez mais distantes.

Tão distantes que em um determinado momento começamos a acreditar que são até improváveis de concretização.

Essa nova crença é um grande obstáculo, pois passamos a pensar mais no que não queremos quando o ideal seria exatamente o contrário.

 

livro-com-um-homem-em-miniatura-lendo-e-outro-homem-sentado


Já reparou que quando isso ocorre, criamos inúmeras justificativas na tentativa de explicar os motivos pelos quais algo não dará certo?

E que os pensamentos em sentido oposto são tão escassos que acabam sendo sufocados pelas justificativas negativas?

 

Tudo o que você foca se expande

Essa frase parece óbvia, mas muitas vezes nossos pensamentos e ações nos levam através dos caminhos que mais queremos evitar.

Sem querer e até de forma inconsciente, acabamos de certa forma atraindo para nossa vida o oposto do que havíamos idealizado através de atitudes por um lado e falta de atitudes por outro. 

Por isso, é necessário muita atenção com pensamentos, atitudes e hábitos.

 

Qual caminho você escolheu para 2021?

Estamos no início do ano e é bem provável que você tenha ao menos alguns projetos em mente.

Tente manter o foco e encontrar meios para que os objetivos se tornem realidade.

Você já deve ter reparado que quando há um firme propósito, apesar das dificuldades, as soluções vão aparecendo desde que façamos a nossa parte.

Claro que nem tudo vai dar certo e que nem todas as soluções serão encontradas, mas acredito que mesmo nesses casos, a experiência é válida não apenas devido aos novos conhecimentos adquiridos, mas também pelo fortalecimento de qualidades como resiliência, paciência e capacidade para lidar melhor com as frustrações.

pedras-com-as-palavras-sonhos-coragem-inspiracao-e-harmonia

 

Resultados diferentes

Para que resultados diferentes sejam alcançados, a linha de pensamento e as estratégias precisam ser diferentes.

Como diz o famoso ditado, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

A “mesma coisa” começa com o pensamento sobre o qual precisamos ter um certo controle para que ele não entre em sequências negativas e até insalubres de raciocínio.

Tais pensamentos serão “alimentados” pelos sentimentos em um círculo vicioso que na melhor das hipóteses resultará em desânimo.

Eu acredito que bons pensamentos são o alicerce de uma vida significativa. Não é fácil mudar, desbravar novos caminhos de sinapses cerebrais, pois os hábitos são muito poderosos e nos levam sempre para o mesmo raciocínio e sentimento. Porém a mudança é necessária para que novos horizontes se descortinem diante de nós.

Gostaria de terminar esse post com uma reflexão que postei na apresentação do blog, há 8 anos:

Pensamentos transformam-se em palavras.

Palavras transformam-se em atitudes.

Atitudes transformam-se em hábitos.

Hábitos transformam-se em valores.

Valores transformam-se no destino.

Mahatma Gandhi
Créditos das imagens: Deirdre Weedon e Photorama – Pixabay

 

 

                   
 

 

20 thoughts on “Desafio para 2021”

  1. Muito lindo o texto. Eu não costumo fazer metas para os anos. Procuro, isso sim, fazer a cada dia, sempre que der,o meu melhor e a simplicidade faz parte deles…. Que teu novo ano seja lindo! bjs, chica

    Reply
    • chica,

      Parabéns por sua atitude de procurar fazer o seu melhor a cada dia. Pessoas como você ajudam a construir um mundo melhor. Bem melhor.

      Que seu novo ano seja lindo também!

      Reply
  2. Boa tarde, Rosana
    Lindo texto, procurar sempre ter bons pensamentos diante da vida, das pessoas é um rico aprendizado. Tem um versículo que diz: “e não nos cansemos de fazer o bem…”. Gálatas 6:9a. Desejo um 2021 abençoado. Bjs querida.

    Reply
    • Lucinalva,

      O bem sempre é a melhor escolha. Um dia, os resultados e a consciência tranquila mostrarão que valeu a pena seguir por esse caminho.

      Um abençoado 2021 para você também!

      Reply
  3. Olá,

    Acredito muito na força do pensamento. O que pensamos e sentimos, criamos,.

    Não sou muito de traçar metas. Algumas questões vem a mente, alguns desejos para o novo ciclo, mas nada muito específico. Conforme os dias vão passando, as coisas vão acontecendo e então, vou resolvendo e procurando sempre aprender.

    Um abraço
    Sônia

    Reply
    • Sônia,

      Gostei do que falou sobre sempre aprender, pois essa é uma das coisas mais importantes da vida, ainda mais agora, com tantos avanços tecnológicos. Quem não está aberto aos novos aprendizados, acaba se fechando para o mundo.

      Em pleno século XXI, a humanidade muitas vezes ainda subestima a força do pensamento…

      Um bom final de semana!

      Reply
  4. Bom dia de domingo feliz semana e Feliz Ano Novo com força de querer e fazer o diferente Rosana. Não é nada fácil romper com vícios arraigados e as ideias estereotipadas, assim vem as angústias da não realização na crença de que tem feito tudo certinho, mas não.
    Uma rica bela postagem amiga.
    Grato por compartilhar e fazer este refletir no que se deseja e espera para o novo ano. Que bem sabemos, não vai ser nada fácil
    Meu terno abraço de paz e alegria.
    Bjo amiga.

    Reply
    • Toninho,

      Por tudo o que disse, sempre precisamos fazer o nosso melhor. Penso que somente assim, o senso de realização estará presente de forma mais consistente e duradoura.

      Boa semana!

      Reply
  5. Oi Rosana, tudo bem?
    As frases de Ghandi resume tudo…
    Ano de muitos desafios para nós brasileiros; espero
    que os ultimos acontecimentos nos EUA, possam abrir os olhos
    já que a nossa história vem se repetindo há anos;
    A minha lista para esse ano está cheia k, mas quando olho me dá uma preguiça kkk;

    Reply
    • Janicce,

      Que nesse ano, os brasileiros consigam ter mais consciência de que atos e consequências são inseparáveis e que mais cedo ou mais tarde, o resultado das atitudes e hábitos de hoje será realidade.

      Que bom sua lista já estar repleta de objetivos para esse ano! Isso é bom, pois já sabe o que precisa fazer, em que quer melhorar, e tc. Espero que consiga alcançá-los!

      Boa semana!

      Reply
  6. Rosana, nunca fui tão convencido que pensamentos e sentimentos andam lado a lado e influenciam um ao outro de uma forma decisiva. Algo que ainda tenho dúvidas é qual é a causa e consequência. Talvez não seja importante. Talvez em alguns casos bons pensamentos levam a bons sentimentos e em outros, bons sentimentos trazem bons pensamentos. Mas é certo que ambos só farão diferença na vida se induzirem a bons comportamentos.

    E, novamente na minha cabeça de dúvidas, até os pensamentos podem não ser consequência deles, e sim causa. Como não acreditar que bons comportamentos também levam a bons pensamentos e sentimentos rsrs?

    Enfim, os três agem juntos. Não importa muito a ordem rsrs

    Abraços e excelente semana!

    Reply
    • André,

      Muito interessante o que disse.

      Gosto muito da área de psicologia e por tudo o que li até hoje, a ordem é: pensamentos, sentimentos e comportamentos. Se não houver raciocínio, ou seja, pensamento, não haverá comportamento.

      “Como não acreditar que bons comportamentos também levam a bons pensamentos e sentimentos rsrs?”
      Penso que o bom comportamento foi impulsionado por um bom pensamento anterior. Mas é algo para se pensar. Gostei!

      Um bom final de semana!

      Reply
  7. Confesso que para este ano de 2021, o meu único desejo, é passar por ele, pelos intervalos dos problemas e preocupações e chegar a 2022, com saúde… tanto eu, como os meus… nesta altura do campeonato… já os nossos governantes, nos dão e bem a entender, que continuaremos em modo pandemia, e por ela condicionados, pela Primavera, Verão e Outono dentro (isto é, até final deste ano)… depois… veremos no próximo Inverno, se já tivermos apanhado a vacina… se será bem menos trágico, do que este tem sido… pelo que o meu único plano… para 2021… foi mesmo, não fazer planos… e ficar de vida semi-suspensa, respirando devagarinho, na expectativa de que 2022, seja bem mais animador, e menos arriscado!… Com as novas estirpes em circulação… uma mascara cirúrgica já não chega… uso duas em simultâneo… pois as novas estirpes… são bem mais agressivas do que a versão original… Concluindo… com todas elas circulando… ou o nosso pequeno país desaparecerá do mapa… ou atingiremos a imunidade de grupo bem rápido,e bem antes das campanhas de vacinação serem concluídas a este ritmo… de conta gotas… pois não chega grande número de vacinas de lado nenhum, no momento…
    O próprio ano de 2021… é ele mesmo, o desafio das nossas vidas!… Pelo menos, aqui em Portugal!
    Beijinhos
    Ana

    Reply
    • Ana,

      “O próprio ano de 2021… é ele mesmo, o desafio das nossas vidas!”
      Sua frase ficou perfeita, pois esse ano será muito diferente de todos os outros. Penso que isso ocorrerá em todos os lugares pelos quais o vírus se alastrou de forma tão descontrolada. Será um ano bem mais atípico do que 2020.

      Precisamos nos cuidar, pois essas novas variantes são muito mais contagiosas. E ficar o máximo de tempo possível em casa, só sair o necessário mesmo, como ir ao trabalho, ao supermercado, à farmácia. E quem pode, usar o máximo possível o sistema de delivery.

      Se cada um fizer a sua parte, as coisas podem se tornar menos caóticas do que estão.

      Um bom final de semana,

      Reply

Leave a Comment