Você ainda investe na poupança?

Dessa vez eu resolvi começar o ano de uma forma diferente. E te pergunto mais uma vez: você ainda investe na poupança?

Segundo a ideia do colega Marcelo Corghi que criou a série Janeiro Verde, resolvi seguir seus passos e criar 2 posts sobre Educação Financeira durante esse mês. Esse aqui e o próximo no dia 29.

O ano está começando, então por que não pensar um pouco no assunto e, quem sabe, mudar a estratégia ou criar uma estratégia para que o seu dinheiro comece a trabalhar para você?

 

moedas empilhadas

 

Poupança – facilidade e liquidez que custam caro

A poupança é o investimento mais popular do Brasil.

A facilidade de resgate, a isenção de imposto de renda e também a facilidade para abrir uma caderneta de poupança atraem o pequeno investidor e o jovem em seu primeiro emprego.

Como a Educação Financeira ainda é muito incipiente no Brasil, a população em geral aceita muito bem a poupança e os bancos continuam oferecendo esse produto, mesmo com uma rentabilidade tão baixa se comparada a outras opções, como o Tesouro Selic, que é o produto mais conservador de renda fixa e considerado o mais seguro do mercado.

 

Mas a poupança não é garantida pelo governo?

Não mais.

Até 1995, antes da criação do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), a garantia da poupança era do governo.  Mas após esse ano, a garantia passou a ser do FGC.

Por isso, é essencial escolher um banco que apresente bons resultados, pois um dos objetivos da poupança é a tranquilidade. E tranquilidade não combina com risco.

 

Rentabilidade da poupança

Quando a poupança começa a ficar um pouco atrativa, o governo muda a regra de remuneração. Assim, ou os investidores aceitam as novas regras para novos aportes ou precisarão procurar outras opções de investimentos.

Atualmente a regra é assim:

• Para Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança paga 0,5% ao mês + TR (taxa referencial).

• Para Selic abaixo de 8,5% ao ano, a poupança paga 70% da Selic + TR.

Considerando a primeira situação como exemplo, se a Selic está em 9, 10 ou 12%, não importa. A rentabilidade será de 6% ao ano mais a taxa referencial – que geralmente é bem baixa. Bem baixa mesmo, na casa dos centavos.

Para ficar mais claro, veja um exemplo: suponha que a Selic esteja a 9% ao ano.

Não seria melhor investir no Tesouro Selic e receber 9% de rentabilidade pagando os 0,20% de taxa anual de custódia do Tesouro Direto e o imposto de renda de 15% em vez de ganhar os 6% da poupança?

A TR é tão baixa, que nem levei em consideração no exemplo. Mas para você ter uma ideia, em 2022, com a Selic a 13,75%, a TR foi de 1,63%.

Considerando as taxas acima, por que ganhar 7,63% (6% + 1,63) se é possível ganhar 13,75 descontando os 15% de imposto de renda se você carregar o investimento por mais de 2 anos?

Além da maior rentabilidade, para investimentos de até 10 mil reais, o Tesouro Direto não cobra mais a taxa de custódia de 0,20%aa.

Rendimento da poupança: só após um mês

Em um passado não tão distante, por incrível que pareça, a rentabilidade da poupança conseguia ser pior do que hoje.

Havia apenas uma data de aniversário da poupança no mês. Apenas uma.

Ou seja, independentemente da data de aporte, todos os seus depósitos seriam rentabilizados em um único dia do mês.

Por exemplo: se a sua poupança fazia aniversário no dia 5, essa seria a única data de remuneração.

Com a criação da poupança multidata, você pode depositar em qualquer dia do mês e a partir de 30 dias, o seu capital será rentabilizado.

Mas se você precisar sacar no 29º dia, perderá toda a rentabilidade do período.

 

Títulos de renda fixa: rentabilidade diária

Ao contrário da poupança, os títulos de renda fixa possuem rentabilidade diária, ou seja, o seu capital aumenta um pouquinho a cada dia. E não apenas uma única vez ao completar 30 dias.

 

Metade do retorno

A poupança é excelente como auxiliar para a criação do hábito de guardar dinheiro e ainda ganhar uma pequena remuneração por isso.

É preciso considerar também a facilidade para saques e a isenção de imposto de renda. Porém, penso que as vantagens da poupança terminam aí.

É preciso salientar que a poupança sempre vai perder para o Tesouro Selic (já descontado o imposto de renda).

Em um cenário com a Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança renderá apenas 6% + TR.

Se a Selic estiver a 13,75% ao ano, como ocorreu no ano passado, a poupança renderá menos da metade.

 

Se você pode ganhar 100,00, por que se contentar com 50,00?

Imagine isso considerando o longo prazo, como 30 anos.

Como você se sentiria ao saber que, se há 30 anos tivesse investido no Tesouro Selic (só para ficar no mesmo exemplo), teria recebido o dobro de juros que receberia com a poupança?

 

placa-de-transito-com-palavra-possibilidade-indicando-varias-direcoes

 

Finalizando

Resolvi iniciar minha série de posts Janeiro Verde falando sobre a poupança, por ser esse o “investimento” mais popular do Brasil.

Porém, com tantas informações, corretoras, produtos disponíveis e taxas interessantes, espero que cada vez mais as pessoas se interessem pelo assunto e comecem a mudar seus velhos paradigmas, sua forma de pensar e de investir.

Que nesse ano, caso ainda não tenha começado, que você comece a fazer o seu dinheiro trabalhar para você de uma forma mais eficiente do que a poupança pode oferecer.

 

 

Obs: esse post tem caráter meramente informativo. A responsabilidade pelos investimentos é única e exclusivamente do leitor.

 

 

Créditos das imagens: Free Digital Photos

 

 

14 thoughts on “Você ainda investe na poupança?”

  1. Já na primeira segunda feira do novo ano!
    Gratidão, esperança e fé ao trilhar 2024!
    Seja lindo!
    E é uma boa iniciativa falar nesse dia de investimentos! Iniciar o ano assim,ajudando a entender. Quem não teve ,desde pequenas o cofrinho para depois de cheio colocar numa poupança? Os tempos mudaram, as aplicações ambém! Saibamos escolher e deliberar o que melhor nos pareça ser…A grana é tão curta, fazer render é preciso,rs..

    beijos, chica

    beijos, chica

    Reply
    • chica,

      Boa lembrança a do cofrinho! A mentalidade da Educação Financeira já estava presente então, mas acho que poucos haviam reparado, não acha?

      O seu comentário foi o primeiro do blog nesse ano. 🙂

      Que 2024 seja lindo para todos nós!

      Reply
  2. Bom dia, Rosana
    Tema muito pertinente, a educação financeira deveria fazer parte da grade curricular desde a infância, aprender a reservar uma parte do dinheiro e ter um bom rendimento é essencial, feliz 2024, um forte abraço.

    Reply
    • Lucinalva,

      A Educação Financeira deveria mesmo fazer parte da grade curricular.

      Inclusive, penso que uma mudança de mentalidade deveria ocorrer também. É “apenas” uma palavra, mas que faz muita diferença.

      Acho muito estranho que aqui no Brasil se utilize o termo “ganhar dinheiro” em relação ao trabalho enquanto nos EUA o termo usado é “fazer dinheiro” (make money). Pois na realidade, ninguém ganha dinheiro. Nós fazemos o nosso dinheiro através do trabalho – e no Brasil, de uma forma bem árdua. E com tantos impostos, o dinheiro que fazemos não rende tanto quanto em outros países.

      Feliz 2024 para você também!

      Reply
  3. Olá, Rosana! Feliz Ano Novo!
    Muito importante trazer a discussão sobre educação financeira já no inicio do ano. Levanta a reflexão sobre um aspecto significativo, o financeiro. Sobre a poupança, penso um pouco diferente da maioria Para mim, poupança tem uma função bem específica: primeira camada da reserva de emergência. Sua liquidez imediata, segurança e praticidade justifica perder um pouco de rentabilidade nessa primeira camada. Atenção para ser apenas uma fração pequena.
    Que 2024 venha cheio de sucessos nas diversas esferas da vida!

    Reply
    • Falesaco,

      Eu pensava como você em relação à poupança até não tantos anos tempo atrás.

      Concordo com a praticidade e por ser bem fácil o resgate. Não tem mesmo comparação.

      Mas como ela se torna cada vez menos atrativa em termos de rentabilidade, isso começou a me incomodar assim como o pessoal da finansfera sempre falou. E para mim, começou a fazer sentido alocar no Tesouro Selic – algo que eu achava meio esquisito para reserva de emergência.

      “Que 2024 venha cheio de sucessos nas diversas esferas da vida!”
      Para você também! 🙂

      Reply

Leave a Comment