A compra que eu nunca deveria ter feito no OLX

Todos nós sabemos que devemos ter muito cuidado com compras online. Principalmente em sites como Mercado Livre e OLX, nos quais nós, pessoas físicas, também podemos vender nossos produtos usados.

Sempre segui muito bem alguns critérios de compra: tirar dúvidas sobre os produtos, entregas em locais públicos tanto para compras como para vendas. E nunca tive problemas.

 

Mas dessa vez foi diferente

Comprei uma guitarra para jogar Guitar Hero no Playstation 2. Pensei em comprar uma nova, mas são poucas opções e parecem muito frágeis. E se por fora já parecem frágeis, fico imaginando a qualidade dos componentes internos… 

Conversei com o vendedor por vários dias. Ele afirmou que a guitarra estava funcionando bem. Postou inclusive novas fotos.

Como morávamos relativamente perto, marcamos a entrega em um local público.

O vendedor foi simpático, embalou tudo muito bem, pois estava chovendo no dia.

 

Ao testar, a guitarra não funcionou…

Ao abrir o pacote, percebi que o local para as pilhas estava sem as molinhas conectoras. O vendedor informou que não eram necessárias pilhas, pois a conexão é através de cabo. Até aí, tudo bem.

A guitarra em si, aparentemente, está em bom estado. Bem conservada. E eu gostei, por ser do modelo clássico stratocaster, o meu preferido.

 

Mas ela não funciona!

O strum (o dispositivo que simula as palhetadas) só funciona em uma direção.

E nenhum botão funciona – desde as teclas coloridas até o start/select. Ou seja, dos 9 botões, apenas 1 funciona.

 

A resposta do vendedor

Ao relatar por chat o problema, o vendedor disse que tudo estava funcionando quando ele fez o teste. Só não falou quando esse teste foi feito. E eu deveria ter perguntado isso antes da compra…. Errei.

Em um momento ele até falou que haviam outras pessoas querendo comprar pelo OLXPay, mas que ele não confiava nessa opção de venda. Ter receio em vender através do OLXPay ou Mercado Pago eu até entendo quando você ainda não conhece o sistema.

Depois, ele disse que haviam outras pessoas interessadas, mas que como eu havia perguntado primeiro, a preferência seria minha. Sobre a preferência de quem perguntou primeiro, eu também entendo, pois é o que faço quando vou vender algo.

Entendo esses dois fatores acima como algo perfeitamente normal nas vendas de pessoa física para pessoa física.

 

pixel triste

E então…

O questionamento acima foi feito em outro produto, já que o da guitarra havia sido finalizado e não havia mais a possibilidade de continuar o mesmo chat – algo que o OLX deveria rever. Até aquele momento, o vendedor tinha 5 produtos à venda.

Após responder à pergunta, o vendedor simplesmente retirou todos os outros produtos para que eu não mais pudesse ter contato com ele.

 

A lição que fica para mim e para você

É triste o que vou dizer, mas desconfie. Mesmo se o preço estiver adequado.

No mundo em que vivemos a honestidade nem sempre se faz presente.

Essa foi a primeira vez que comprei um produto eletrônico usado através desse tipo de site.

E foi a última vez que comprei de vendedores que não tem uma boa qualificação – por serem novos ou por venderem poucos produtos. Na realidade, o motivo não importa mais. Por causa das pessoas desonestas, os vendedores honestos acabam sendo prejudicados…

E nunca mais compro produtos eletrônicos sem que a venda seja intermediada pelo site.

 

Créditos da imagem: Manfred Steger – Pixabay

 

12 thoughts on “A compra que eu nunca deveria ter feito no OLX”

    • João,

      Uma das regras do OLX é a garantia com as compras feitas através do OLXPay. Fora desse sistema, não.

      Mas é aquele ditado: aqui se faz, aqui se paga.

      Agradeço por seu comentário. Espero que goste do conteúdo do meu blog! 🙂

      Reply
    • R y k @ r d o,

      As lojas grandes e famosas geralmente são confiáveis – com exceção de alguns parceiros de marketplace.

      A partir de agora terei muito mais cautela.

      Boa semana!

      Reply
  1. Ah, que experiência tristes! Mas eu entendo. Meu companheiro esteve do outro lado. Com muita dor teve que vender um Mac de uns anos atrás para pagar contas. O computador não só funcionava perfeitamente como estava em ótimas condições pois era o que ele usava e cuidava muito. O cara que comprou morava em Manaus. Depois de muitas perguntas e voltas, comprou. Mandamos. Ele devolveu no último dia possível. Quebrado. O cara quebrou o computador (pois quando meu marido perguntou se estava tudo ok, ele respondeu que sim) e devolveu. Nunca mais vendimos nada. Reparamos o computador e continuamos usando-o. Honestidade é um valor perdido.

    Reply
    • Muna Soto,

      Que chato isso que aconteceu com vocês…

      Há vendedores e compradores desonestos. Onde vamos parar desse jeito?

      Infelizmente há muita gente desonesta nesse mundo. Pessoas assim se esquecem de que um dia a colheita vem.

      Agradeço por seu comentário, espero que goste do conteúdo do meu blog. 🙂

      Reply
  2. Em Junho do ano de 2022, um amigo meu comprou um pc numa firma que vende online. Quase me convencia a comprar também. Foi um PC em 2ª mão – dizia o folheto na net – que chegado funcionou bem até Setembro. Um dia puf. O meu amigo pensou que tinha ficado momentaneamente sem net. Puro engano. Começou a cheira a queimado. Moral da estória. Não lhe deram outro, dizendo que tinha sido uma descarga elétrica, ficou sem PC e sem dinheiro. Para mim foi uma lição. Comprar online não.
    Gostei muito do seu blogue.

    Um 1º de Maio (feriado) em Paz e Amor
    Abraço

    Reply
    • Mariete,

      Que situação desagradável ocorreu com o seu amigo.

      Muitas vezes o vendedor fala que está tudo certo, mas no final das contas, não é essa a realidade…

      Ou o produto já foi tão usado, que acaba pifando nos primeiros usos. Complicado comprar esse tipo de produto mais caro usado…

      Fico feliz em saber que gostou do meu blog! 🙂

      Reply
  3. Uma má experiência, que no limite, encerra uma preciosa, mas dispensável aprendizagem: triste não se poder confiar verdadeiramente em ninguém! Mas o mundo está assim… de gente sem valores ou ética…
    Em termos de equipamentos… continuo a preferir comprar em lojas físicas, que sempre oferecem mais garantias… enquanto não fecham portas pelo menos!
    Grata por este alerta, Rosana!
    Um beijinho!
    Ana

    Reply
    • Ana,

      Precisamos mesmo ter cautela com as compras online.

      Com grandes lojas online, precisamos tomar cuidado com o marketplace. A ideia é boa, mas muitos produtos são de péssima qualidade. Quando o produto é vendido e entregue pela loja, não vejo problemas.

      Para produtos usados, todo cuidado é pouco…

      Abraços!

      Reply

Leave a Comment