Conforme prometido, esse é mais um artigo da série sobre os cães.
Se no passado os cães eram alimentados com comida caseira, hoje o cenário é bem diferente. As rações, para todos os gostos e bolsos, são a base, senão a maior fonte de alimento para os cães da era pós-moderna.
A indústria de rações e de todo tipo de coisa para pets é uma indústria bilionária que não para de crescer.
Talvez a maioria das pessoas que opta por esse tipo de alimento, o faz principalmente pela praticidade, o que é um ponto positivo inquestionável, pois facilita muito a vida dos donos de cães e gatos.
Com a vida atribulada, corrida e com muitos compromissos, quem é que tem tempo, paciência e vontade de preparar a comida deles?
A ração é tão prática! Na embalagem está escrito que ela supre as necessidades dos animais, tem vitaminas e proteínas em quantidades adequadas e algumas ainda tem uma imagem de carne e legumes fresquinhos.
E mais: nos informam qual a quantidade ideal para cada tipo e peso de animal.
Praticamente é o alimento perfeito!
Entretanto, gostaria de chamar sua atenção para 3 pontos:
1) Aumento da incidência de doenças como câncer, diabetes e disfunções da tireoide;
2) A formulação descrita nos pacotes de rações são bem genéricos e vagos apesar de terem nomes pomposos, que dão a impressão de serem algo excepcional ou fabricado exclusivamente para os animais. Por exemplo:
– hidrolisado de fígado
– farinha de peixe
– farinha de carne e de ossos
– sub-produtos de carne
– hidrolisado animal desidratado
3) A data de validade é de aproximadamente 1 ano. Qual a quantidade de conservantes e cloreto de sódio (sal) esse produto não deve ter em sua fórmula para apresentar tamanha durabilidade?
Talvez qualquer relação entre o primeiro com o segundo e terceiro pontos não seja mera coincidência…
Assim como o responsável por nossa saúde somos nós, também somos os responsáveis pela alimentação e saúde de nossos queridos animais de estimação.
Com alimentação caseira ou industrializada, é muito importante sempre levar seu querido cãozinho para consultas periódicas com o seu veterinário de confiança, para saber como está a saúde dele. Assim como acontece conosco, prevenir é sempre melhor.
Para finalizar, àqueles que se interessaram, eu gostaria de indicar um site que é referência no assunto: Cachorro Verde – alimentação natural para cães e gatos.
Créditos da imagem: Vlado – Free Digital Photos